sábado, 3 de novembro de 2012

QUE TODOS SEJAM UM - DOM ANGELICO SÂNDALO BERNARDINO Bispo emérito de Blumenau e membro do Instituto Jesus Sacerdote



QUE TODOS SEJAM UM


DOM ANGELICO SÂNDALO BERNARDINO

O Concilio Ecumênico Vaticano II considerou a unidade dos cristãos como um de seus objetivos principais. Cristo fundou uma só Igreja.
Através dos séculos, por lamentáveis acontecimentos, essa unidade foi se quebrando. Divisões que se chocam abertamente contra a vontade de Cristo, sendo escândalo para o mundo e prejuízo ao anuncio do evangelho.
Para sanar essa chaga, surgiu o movimento ecumênico, que convida todos os cristãos ao respeitoso dialogo, a oração, a atividade em comum, visando a unidade querida por Jesus.
            É urgente lembrar que outras Igrejas cristãs conservam muitos elementos positivos que, em parte, são os mesmos que a Igreja católica possui.
O concilio, com o decreto Unitatis Redintegratio, sobre o ecumenismo, mostra nos querer católicos firmes na fé católica e abertos ao dialogo, acolhedores, sem fechamentos e jamais sectários. O ecumenismo não é mistura das Igrejas cristãs. É movimento inspirado pelo Espírito Santo que caminha lenta e humildemente, enfrentando muitas dificuldades.
            O concilio, na pratica ecumênica, recomenda-nos constantemente renovação da Igreja – Cristo nos chama a perene reforma, à conversão da mente e do coração; convoca-nos à oração comum entre as Igrejas – sendo exemplo muito positivo a semana de orações pela unidade dos cristãos; insiste no respeito mútuo, em projetos de aprofundamento bíblico, teológico e no campo social.
            No Brasil, o abençoado Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) abraça esses objetivos, sendo preciosa associação fraterna de Igrejas cristãs.

DOM ANGELICO SÂNDALO BERNARDINO
Bispo emérito de Blumenau e membro do Instituto Jesus Sacerdote






Nenhum comentário:

Postar um comentário