domingo, 27 de novembro de 2011

A COROA DE ADVENTO

Extraído do site
http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/advento_291107/03.php

A COROA DE ADVENTO

Desde a sua origem a Coroa de Advento possui um sentido especificamente religioso e cristão: anunciar a chegada do Natal sobretudo às crianças, preparar-se para a celebração do Santo Natal, suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus Cristo é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo. O lugar mais natural para o seu uso é família.

Além da coroa como tal com as velas, é uso antigo pendurar uma coroa (guirlanda), neste caso sem velas, na porta da casa. Em geral laços vermelhos substituem as velas indicando os quatro pontos cardeais. Entrou também nas igrejas em formas e lugares diferentes, em geral junto ao ambão. Cada domingo do Advento se acende uma vela. Hoje está presente em escolas, hotéis, casas de comércio, nas ruas e nas praças. Tornou-se mesmo enfeite natalino. Já não se pode pensar em tempo de Advento sem a coroa com suas quatro velas.
Simbolismo da Coroa de Advento
Pelo fato de se tratar de uma linguagem simbólica, a Coroa de Advento e seus elementos podem ser interpretados de diversas formas. Desde a sua origem ela possui um forte apelo de compromisso social, de promoção das pessoas pobres e marginalizadas. Trata-se de acolher e cuidar da vida onde quer que ela esteja ameaçada. Podemos dizer que a Coroa de Advento constitui um hino à natureza que se renova, à luz que vence as trevas, um hino a Cristo, a verdadeira luz, que vem para vencer as trevas do mal e da morte. É, sobretudo, um hino à vida que brota da verdadeira Vida.

A mensagem da Coroa de Advento é percebida a partir do simbolismo de cada um de seus elementos.
O Círculo
A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo.

Desde a Antigüidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. Lembremos a coroa de louros, a coroa de ramos de oliveira, com a qual são coroados os atletas vitoriosos nos jogos olímpicos.
Os ramos verdes

Os ramos verdes que enfeitam o círculo constumam ser de abeto ou de pinus, de ciprestes. É símbolo nórdico. Não perdem as folhas no inverno. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte.

Para nós no Brasil este elemento é um tanto artificial e, por isso, problemático, menos significativo, visto que celebramos o Natal no início do verão e com isso não vivenciamos esta mudança da renovação da natureza. Por isso, a tendência de se substituir o verde por outros elementos ornamentais do círculo: frutos da terra, sementes, flores, raízes, nozes, espigas de trigo.

Para ornar a coroa usam-se também laços de fitas vermelhas ou rosas, símbolo do amor de Jesus Cristo que se torna homem, símbolo da sua vitória sobre a morte através da sua entrega por amor.

Deste modo, nas guirlandas penduradas nas portas das casas, os laços ocupam o lugar das velas.

Lembram os pontos cardeais, a cruz de Cristo, que irradia a luz da salvação ao mundo inteiro.

As velas

As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento.

O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).
Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:
  • a primeira vela é do profeta;
  • a segunda vela é de Belém;
  • a terceira vela é dos pastores;
  • a quarta vela é dos anjos.
Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:
  • a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
  • a segunda é a vela da fé dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
  • a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
  • a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.
Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:
  • o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
  • o tempo dos patriarcas;
  • o tempo dos reis;
  • o tempo dos profetas.
(6) BECKHÄUSER, Frei Alberto, Coroa de Advento – história, simbolismo e celebrações, Vozes, 2006.Ex

Luiz Fernando Veríssimo. - DEPOIS O CARA É GAY

DEPOIS O CARA É GAY....
DUAS AMIGAS AO TELEFONE:
- Oi, me conta como foi o encontro de ontem à noite.
- Horrível, não sei o que aconteceu...
- Mas por quê? Não te deu nem um beijo?
- Sim. Beijar, me beijou. Mas me beijou tão forte que meu dente postiço da frente caiu e as lentes de contato verdes saltaram dos meus olhos...


- Não me diga que terminou por aí.

- Não, claro. Depois pegou no meu rosto entre suas mãos, até que tive que pedir que não o fizesse mais, porque estava achatando o botox e me mordia o lábio como se fossem de plástico... Ia explodir o meu implante de colágeno e quase sai o mega hair!!!


- E... Não tentou mais nada?

- Sim começou a acariciar minhas pernas e eu o detive, porque lembrei que não tive tempo de me depilar. E além do mais, me arrebatou com uma luxúria e estava me abraçando tão forte que quase ficou com minhas próteses da bunda em suas mãos e estourou meu silicone do peito....


- E depois, que aconteceu?

- Aí então, começou a tomar champanhe em meu sapato...


- Que romântico...!!!

- Romântico o cacete! Ele quase morreu!!!


-Ai, não!!!! E por quê?

- Engoliu meu corretor de joanete com a palmilha do salto..


- Nossa, que ele fez depois?

- Você acredita que ele broxou e foi embora?
- Acho que ele é viado.
- Só pode!

Luiz Fernando Veríssimo.
________________________________________________________________


GRATIS! Animações de Natal para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

REDTRANSEX - DIA INTERNACIONAL CONTRA LA VIOLENCIA HACIA LA MUJER


 


ñ

25 de Noviembre Día Internacional contra la Violencia hacia la mujer
25 de Noviembre de 2011- Desde la REDTRASEX queremos reflexionar sobre la violencia contra la mujer desde lo que vivimos aquellas que hemos optado por el trabajo sexual como medio de vida.
La violencia contra la mujer es la forma de sometimiento que busca disciplinarnos para que no nos levantemos contra un sistema injusto y desigual. La violencia hacia a las mujeres es una cuestión política, pública y de derechos humanos. Los gobiernos, todos los sectores patronales y sus representantes políticos, las fuerzas de seguridad, la iglesia y el poder judicial son responsables y promotores de este estado de situación a lo largo de la historia.
Las mujeres trabajadoras sexuales, sabemos muy bien sobre qué es la violencia. Hemos sido discriminadas históricamente, primero por ser mujeres y luego por ser trabajadoras sexuales y pobres. Como en ninguno de nuestros países nuestro trabajo está debidamente regulado, somos además víctimas de la violencia diaria que encontramos en la marginalidad de nuestra propia actividad.
Nos gustaría aprovechar éste día para presentar algunos resultados preliminares de un trabajo de investigación que realizamos durante este año. Se trata de un relevamiento de casos de muertes de mujeres trabajadoras sexuales en Latinoamerica y El Caribe, publicados en los medios de comunicación digitales de la región, durante los últimos 10 años. La marginalidad, la discriminación, incluso la clandestinidad en la que muchas veces suceden los peores actos de violencia contra las trabajadoras sexuales, son solo algunos de las variables que hacen que el número de casos que son informados por los medios, sea considerablemente menor al número real de mujeres víctimas. La mayoría de las situaciones de violencia o asesinatos de trabajadoras sexuales no se denuncian. Las que si lo hacen por lo general no se identifican como trabajadoras sexuales, porque es corriente que se tienda a criminalizarlas, y a convertirlas en victimarios.
Sólo por mencionar algunos de los datos:
  • En Argentina se registraron al menos 23 mujeres trabajadoras sexuales asesinadas en los últimos 9 años. La gran mayoria de estos crímenes permanecen impunes. No se encuentra a los asesinos o solo aparecen sospechosos. Las investigaciones no avanzan por parte de la justicia. Solamente 4 asesinos recibieron condena.
  • Por su parte, en México, los asesinatos, desapariciones y extorsiones a trabajadoras sexuales aumentaron fuertemente en el marco de la guerra contra el narcotráfico y La Cruzada Nacional contra la trata de personas con fines de explotación sexual. Se contabilizaron 34 crímenes de trabajadoras sexuales en apenas 4 años, y solo en 5 de ellos se encontraron a los culpables. No hay ningún registro de la situación procesal de los imputados, por lo que probablamente todos hayan quedado en el olvido. Esto sumado al ensañamiento y la crueldad cada vez mayor con la que se cometen los crímenes contra mujeres trabajadoras sexuales.
  • En República Dominica, se encontraron 14 muertes de compañeras en los últimos 6 años. Sabemos que son muchas más, pero existen numerosos obstáculos que impiden que las muertes de nuestras compañeras salgan a la luz, entre otras cosas, por la dificultad de identificarlas, dado que muchas de ellas no dicen de donde vienen o se manejan con sobrenombres.
  • En Colombia, hubo 7 asesinatos en los últimos dos años, de los cuales solo un caso tuvo condenada.
Una vida sin violencia es un derecho humano fundamental. Deberemos ser mas enfáticas en la lucha por la igualdad de derechos y por leyes que nos protejan. Ganar ésta batalla será un gran logro, pero sabemos que aún así, en muchos países las leyes no se han traducido en mayor igualdad y justicia. La violencia no solamente es el maltrato físico, sino también todo tipo de subordinación que impida el pleno desarrollo de nuestras capacidades y el pleno dominio de nuestra libertad. Las mujeres de nuestra región continúan padeciendo la imposibilidad de acceder a recursos económicos y servicios públicos. En nuestros países todavía se nos niega el control sobre nuestros cuerpos, se criminaliza el aborto,nuestro salarios son menores que los de un hombre por igual trabajo, o trabajamos en empleos inseguros y fuera del ámbito de control de las leyes laborales.
Sabemos que solo si estamos unidas las mujeres vamos a lograr ser cada día más, actoras igualitarias en la toma de decisiones y el desarrollo de nuestras ciudades, países, regiones. Organizadas y empoderadas, sabemos que podremos vivir una vida libre de violencia, sin estigma ni discriminación. Es la lucha que llevamos como bandera y es la lucha que nunca vamos a abandonar. Para ésto debemos trabajar unidas, por la unión nos fortalece. Por eso hoy invitamos a todas las personas a ser aliadas en esta lucha. Las mujeres trabajadoras sexuales de la REDTRASEX consideramos también violencia simbólica, la no aceptación de nuestra autodeterminación como trabajadoras y nuestra consiguiente lucha por nuestro derecho al trabajo. Por eso hoy reivindicamos también nuestra propia decisión y exigimos:
-Basta de crímenes contra trabajadoras sexuales
-EL TRABAJO SEXUAL NO ES DELITO

-Rápida reacción e investigación de los Gobiernos por los crímenes de nuestrxs compañerxs.
Por el respeto de nuestros derechos
Por la igualdad.






CUIDADO em BARES, RESTAURANTES, IGREJAS e outros locais de encontros coletivos.

1º RECADO DA POLÍCIA MILITAR
CUIDADO em BARES, RESTAURANTES, IGREJAS e outros locais de encontros coletivos.
Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade em nós e na Polícia, portanto, vamos acabar com isso.....
Vejam: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.

Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não levar um tiro...

Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.

Repasse esta notícia para alertar seus amigos... O jeito, em caso semelhante
é ir acompanhado!Chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.

Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado... ou em outros locais de encontros coletivos.
'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190 '

2º RECADO DA POLÍCIA MILITAR
NOVA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS
Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em segurança e liga o motor.
Você não faz sempre assim?
Entretanto, olhando pelo espelho interno, você vê uma folha de papel no vidro traseiro, que te bloqueia a visão.
Então, naturalmente, xingando quem colocou um maldito anúncio no seu vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão, abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja que esteja bloqueando a sua visão.

Quando chega na parte de trás, aparece o ladrão, vindo do nada, te rende, entra e leva o seu automóvel c/ a chave na ignição, o motor que estava ligado (se tiver bloqueador já vai estar liberado), c/ a sua carteira, documentos e o que mais houver lá.
Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro.


Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos, espere e desça em outro local, mais à frente, c/ total segurança.

REPASSE!!! Esta é quente! Muito cuidado e atenção !!!

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende.

Boa sorte, boa prevenção, e fiquem atentos
.
" Vale salientar o quanto é importante repassar esta informação para todos os nossos conhecidos. "





A vida após o Nascimento !!!!! Você acredita ????

No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro:
- Você acredita na vida após o nascimento?
- Certamente que sim. Algo tem de haver após o nascimento! Talvez estejamos aqui, principalmente, porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
- Bobagem, não há vida após o nascimento. E como verdadeiramente seria essa vida, se ela exist...isse?
- Eu não sei exatamente, mas por certo haverá mais luz lá do que aqui... Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comamos com a boca.
- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: a vida, após o nascimento, está excluída – o cordão umbilical é muito curto!
- Na verdade, certamente, há algo depois do nascimento. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui...
- Mas ninguém nunca voltou de lá, para falar sobre isso. O parto apenas encerra a vida. E, afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.
- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
- Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e, através dela, nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria!
- Eu não acredito. Eu nunca vi nenhuma mamãe. Por isso, é claro, que não existe mamãe nenhuma!
- Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, podemos ouvi-la cantando; ou sentimos como ela afaga nosso mundo... Saiba: eu penso que só depois de nascidos nossa vida será mais “real”, pois ela tomará nova dimensão. Porque aqui, aonde estamos agora, apenas estamos nos preparando para essa outra vida...
(Autor desconhecido)