terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Sistema de Saúde do Canadá

O Sistema de Saúde do Canadá
O Canadá tem hoje um sistema de saúde muito popular, mas não foi fácil instalá-lo. Ele foi conquistado à duras penas pelo povo depois de muitos anos de luta. Agora ele lá está para ficar. Nenhum político canadense se atreve a propor a sua extinção.
A beleza do sistema canadense, o Medicare como é chamado, está na sua simplicidade. Não confundir o Medicare canadense com o Medicare americano que é também um seguro federal mas só para os cidadãos acima de 65 anos de idade. No Medicare canadense todos contribuem e por isso mesmo todos têm acesso à saúde. Os riscos são divididos por toda a cidadania.
Nesse sistema não existem exclusões por idade, enfermidades pré existentes ou perda de seguro com a troca de empregos. Os empregadores nada têm a ver com o sistema de saúde que se organiza diretamente em torno do cidadão sendo gerenciado pelos governos provincianos. Não existem tratamentos diferenciados que dependem da classe social ou do tipo do plano ou seguro saúde. E, mais importante, não existe um sistema de atendimento para quem pode e um outro para quem não tem pode pagar. Os poucos planos de saúde com fins lucrativos que existem por lá só podem dar cobertura àquilo que o Medicare não cobre, isso é, cirurgias cosméticas, tratamentos odontológicos em adultos (as crianças têm cobertura até os quatorze anos de idade) e apartamentos melhores em hospitais.
O cidadão canadense, com a sua carteira saúde, pode escolher o seu médico. Esse, por sua vez, não é um funcionário público como ocorre na Inglaterra. Ele tem o seu consultório particular e compete com os seus colegas a partir dos bons serviços prestados.
O dinheiro do cidadão, coletado na forma de imposto pelo governo federal, é repassado proporcionalmente às províncias. Essas, através de Conselhos de Saúde, com a participação da cidadania, têm uma grande autonomia no planejamento do atendimento, à saúde, determinando prioridades e negociando com as Associações Médicas e hospitais os seus honorários médicos e custos hospitalares. O cidadão de uma província tem cobertura em todas as demais. Ele também tem também cobertura fora do país para os tratamentos não oferecidos dentro do país. É interessante notar que poucos canadenses precisam de sair do país para receberem tratamentos adequados.
O Canadá gasta menos com a saúde dos que os Estados Unidos onde o sistema é uma colcha de retalhos dominada pelos planos e seguros saúde com fins lucrativos. Enquanto que o Canadá gasta 9.4% do seu produto nacional bruto com a saúde, os Estados Unidos gastam 14.4%. Os custos administrativos do sistema canadense ficam em torno de 7%, enquanto que nos Estados Unidos eles chegam a 20% incluídos aqui os lucros empresariais. Enquanto que nos Estados Unidos as empresas oferecem seguro saúde aos seus empregados, no Canadá elas não têm nenhum envolvimento com a saúde. Por causa disso os trabalhadores canadenses têm maior liberdade em mudar de emprego, especialmente quando sofrem de doença pré-existente.
Claro que o sistema canadense não é perfeito. Mas pergunte ao médico ou ao cidadão canadense se eles querem substituí-lo pelo sistema americano. A resposta será um sonoro não. Aperfeiçoa-lo, sim, o processo político democrático tem se encarregado de torna-lo cada vez mais eficiente e de boa qualidade. Os índices de saúde no Canadá não são inferiores aos Estados Unidos.
Não se entende bem porque no debate sobre o sistema da saúde a ser adotado no Brasil o modelo canadense é tão pouco conhecido. Parece que o governo e os políticos brasileiros ou não estão cientes do que se passa no Canadá ou, por razões obscuras, já decidiram copiar o sistema norte americano, inclusive com a abertura do "mercado da saúde" para as grandes seguradoras dos Estados Unidos.
Como esse é um assunto muito importante, que irá afetar o atendimento à saúde dos brasileiros não só agora como nas gerações futuras, não seria o caso de haver um debate mais amplo e bem informado sobre o que se passa no mundo, especialmente no Canadá?
Não, está na hora dos brasileiros acordarem e tomarem as rédeas das decisões sobre o sistema de saúde que melhor nos convém. Deixar isso apenas nas mãos de interesses empresariais nacionais e multinacionais e das "leis do mercado" é caminhar na direção do desastre que já está ocorrendo nos Estados Unidos onde hoje existem cerca de 47.000.000 de americanos sem seguro saúde.
No dia 2 de dezembro de 1997 foi publicado um manifesto de protesto contra o sistema de saúde americano no Journal of the American Medical Association. Houve também em Boston uma manifestação de médicos, enfermeiras e público em geral que pertencem a uma Comissão Nacional para Salvar a Saúde (Adhoc Committee to Defend Health Care). Esse movimento agora se alastra pelo país.
Sabemos que o que é bom para os Estados Unidos nem sempre é bom para o Brasil. Mas, pior ainda, o que não é bom para os Estados Unidos, como é o caso do seu sistema de saúde, certamente não será bom para o Brasil.
 
Marcio V. Pinheiro, M.D.
Medico psiquiatra e psicanalista.
7410 Village Road # 14
Sykesville, MD 21784
e-mail: mvp1@ix.netcom.com


Quem esta doente ? o presidente Lula ???


Tenho refletido sobre a exposição do câncer do presidente Lula (sim ele continua presidente, do PT, da Fundação Lula e FOI presidente do nosso pais por dois mandatos), algumas pessoas pedem que ele se trate pelo SUS, e por que não poderia?
Como disse o colunista abaixo, seus médicos trabalham, no Sírio Libanês e quantas outras pessoas se tratam no mesmo hospital? Por que ele não pode? As razões PARA O CIDADÃO LUIS INACIO LULA DA SILVA SE TRATAR EM UM HOSPITAL PARTICULAR foram ditas pelo colunista e a grande mídia...

A falência do SUS ou dificuldades encontradas neste Sistema é culpa do ex presidente Lula?
O INCA no Rio, ao que sabemos, é um excelente hospital, em São Paulo idem e quem é o principal mantenedor dos INCAS não é o SUS?
A Rede Sarah...
E o Programa de AIDS do Brasil? Quem é o mantenedor?

O SUS... nós brasileiro(as) que pagamos impostos...

Então vamos refletir:
Deixemos de lado a hipocrisia e maldades humanas.. vamos de fato ser HUMANOS...
se aprendemos nos bancos escolares, dos nossos pais que somos filhos do mesmo Pai...
somos portanto em uma visão macro Cristã
IRMÃOS...FRATERNOS...

O ex presidente Lula passa por um momento delicado...
Vamos respeitar...
Possibilidade de cura? Sim...
Possibilidade de perder a voz? Também...
Inúmeras possibilidades em uma mesma situação...
O que devemos desejar para ele ENQUANTO IRMÃOS?
Indiferente de ideologias políticas... ou religiosas...

O SUS e as doenças:
Quem esta doente?
Quem busca o SUS ou a sociedade?
Entendamos a sociedade como um todo – nós que elegemos e nossos eleitos...
Eleitos para ocuparem postos chaves na condução de POLITICAS PUBLICAS...
Quem de nós sabe em quem votou na ultima eleição para qualquer cargo eletivo que seja?
Estamos acompanhando nossos candidatos? Suas ações e comprometimento com a CAUSA PUBLICA?
Voltemos ao SUS...
As autoridades buscam o melhor para a população...
Não podemos generalizar, existem pessoas serias eleitas e muito bem intencionadas...alguns sem pulso para "gerenciar, administrar"...
Quem não é, não corresponde... TEMOS A CADA quatro ANOS A CHANCE DE MUDAR... LITERALMENTE MANDAR EMBORA PARA SUAS CASAS...
Mas isto demanda trabalho...desgaste...aborrecimentos..PERSEGUIÇÕES as vezes..ate mortes como vemos nos noticiários...

O SUS pode dar certo?
Eis a grande pergunta...

Vejam bem coloquei acima duas patologias que têm o SUS como mantenedor – CANCER e HIV/AIDS.
Como esta o tratamento de quem tem CANCER no Brasil?
Como esta o tratamento de quem tem HIV/AIDS?
O Programa brasileiro de AIDS – Tratamento e prevenção, já foi considerado o melhor do mundo, surpreendendo a todos e por que isto se deu?
CONTROLE SOCIAL...
UNIÃO DO MOVIMENTO SOCIAL APOIADO PELO GOVERNO...
A sociedade foi as ruas e EXIGIU, COBROU das autoridades uma resposta ao mundo e aos
brasileiros (as)...
A SOCIEDADE, ONGs AIDS CONTINUAM INDO AS RUAS...

Quando existe a possibilidade de faltar medicamento...
se falta médicos ou outra qualquer possibilidade de comprometer o tratamento do portador(a) do vírus HIV/AIDS...
VOLTAMOS AS RUAS E NOS EXPOMOS...
vamos aos gabinetes...
CRIAMOS FRENTES PARLAMENTARES, COMISSÕES EXPECIFICAS
EXIGIMOS...COBRAMOS e muitas vezes somos rotulados de “chatos” e não nos querem nas grandes rodas...ou discussões...somos "personas non gratas"...
Mesmo com toda fiscalização ainda existem muitas dificuldades...
FAZER CONTROLE SOCIAL é trabalhoso... sofrido as vezes...

Vamos nos acomodar ou COBRAR... EXIGIR NOSSOS DIREITOS PREVISTOS NA CARTA MAGNA DO NOSSO PAIS?

Mesmo assim a todo o momento percebemos uma clara intenção de DESMONTE do Programa de AIDS em nosso pais... e nos municípios / estados...

ENFRAQUECER QUEM AJUDOU A CONSTRUIR...
A SOCIEDADE CIVIL... CHAMADAS ONGs AIDS...
que estrategia perversa e desumana...

Sim algumas estão fortes... são serias e incomodam ao setor dominante...QUEM TEM DE FATO A CANETA NAS MÃOS...
VAMOS ELIMINAR... DENEGRIR...ACABAR...DIFICULTAR...NÃO APROVAR PROJETOS...DEIXAR SEM RECURSOS...

Como foi dito por uma pessoa que ocupa cargo publico
“O repasse de verba dos municípios as ONGs atraves do PAM, deve ser feito as instituições que são simpáticas ao Governo, que têm um bom dialogo com o governo... não é obrigação repassar recursos as ONGs”...
TER UM BOM DIALOGO ???OU SE "VENDER" ???

VAMOS ENFRAQUECER QUEM ESTA NOS INCOMODANDO...
claro o que se faz sem recursos ?? ATE SE CONSEGUE...GRAÇAS A BOA VONTADE DE VOLUNTARIOS(AS) E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E MOBILIZADA...

CRITERIO DE DITADORES... PERVERSOS...INFELIZMENTE MUITAS VEZES DITO POR PESSOAS QUE UM DIA ESTIVERAM NO MOVIMENTO SOCIAL...
não é visto QUEM E O QUE OFERECE...
AS ONGs AIDS COMPLEMENTAM OS SERVIÇOS DESTE MESMO GOVERNO...
Nas três esferas

Quando nós brasileiros vamos aprender, crescer e aceitar as diferenças?
Não invejar porque você esta fazendo e eu não... mas sim FORTALECER QUEM TRABALHA SERIO E HONESTO...dedica sua vida ao próximo...diminuindo o sofrimento do outro...OFERECENDO DIGNIDADE E CIDADANIA...

Ate a bem pouco tempo atrás, me lembro que o representante do MOVIMENTO DE LUTA CONTRA AIDS no Conselho Nacional de Saúde, quando chegava às reuniões ouvia piadas
 “CHEGOU A PRIMA RICA DO SUS... NADA FALTA AO PORTADOR (A) DO HIV/AIDS”... e por ai vai...
Por que isto?

Se eu não faço... você também não pode fazer ? Se eu não tenho... você também não pode ter ?
VAMOS NOS UNIR E EXIGIR QUE SEJAM CUMPRIDAS AS DETERMINAÇÕES/DELIBERAÇÕES dos Conselhos de Saúde a começar pelos municípios...

Quem acompanhou a ultima gestão em que a SOCIEDADE CIVIL ESTEVE NA PRESIDÊNCIA... NÃO O GOVERNO aqui em Petrópolis...
assistiu quantas denuncias...( como o governo vai se fiscalizar estando na presidência ??? )...
O NÃO CUMPRIMENTO ATE OS DIAS ATUAIS DAS DELIBERAÇÕES deste mesmo Conselho eleito pelos representantes da sociedade civil e governo... chegando muitas denuncias inclusive ao Ministério Publico...ate Boletins policiais...

Quem exige e cobra é PERSEGUIDO..."não fala a mesma língua, NÃO TEM BOM DIALOGO"... precisa ser eliminado... extirpado...DIFICULTADO...PERSEGUIDO...
QUANDO VAMOS APRENDER A RESPEITAR DE FATO AS DIFERENÇAS?

Quando vamos aprender a viver as diversidades? e aceitar que o outro pode naquele momento ter uma melhor opinião que a minha...
visando sobretudo a melhoria do coletivo ?

Reuniões e mais reuniões... desgastantes e chatas...

Quem poderia oferecer estrutura não oferece... ou quem DEVERIA...
Como foi o caso, novamente chamo atenção, para o Conselho de Saúde aqui de Petrópolis...
QUEM DE FATO OFERECEU ESTRUTURA AO CONSELHO DE SAUDE (gestão 2009 a 2011),
FOI O GRUPO ASSISTENCIAL SOS VIDA / REDACVO+...
Exemplificando:
TELEFONE, COMPUTADORES, ASSESSO A INTERNET, IMPRESSORA, TINTA, PAPEL, VOLUNTARIOS e ETC...
Quem DEVERIA OFERECER ESTA EXTRUTURA?

A sociedade civil ou o governo?

O GRUPO ASSISTENCIAL SOS VIDA / REDLACVO+, esteve na SECRETARIA DO CONSELHO DO COMSAUDE nesta gestão junto com a MITRA DIOCESANA DE PETROPOLIS na presidência do COMSAUDE...

Conseguimos alguns avanços... sim...mas quanto sofrimento, dor..PERSEGUIÇÕES MAQUIADAS AS VEZES... OUTRAS CLARAS...
MUITAS DELIBERAÇÕES NÃO CUMPRIDAS, BOICOTES POR PARTE DO GOVERNO em não freqüentar as reuniões convocadas e etc...

Querem que desistamos... é sempre assim que agem os dominadores e fracos...

Querem fazer o que quiseram... COM AS DETERMINAÇÕES E VERBAS DO SUS...
Cobrar, exigir, fazer controle social é sofrido... dói...

A culpa é do ex presidente Lula ? Vamos mandar que ele se trate pelo SUS??

Voltando ao câncer do ex presidente Lula....
Vamos aproveitar este momento e refletir o que cada um de nós tem contribuído para uma sociedade de fato responsável e HUMANA... um mundo melhor para nós e nossos descendentes...

Deixemos que ele se trate onde for melhor para ele... seu momento de vida é delicado...
O mundo reconhece sua dedicação e melhora oferecida ao nosso povo...

Ele merece um tratamento diferenciado...e nosso respeito...

O mundo respeita este operário que se tornou PRESIDENTE DE UMA NAÇÃO...por dois mandatos..
Não esta como gostaríamos... sem duvida...
Mas de quem é a responsabilidade das mudanças? Dos políticos eleitos ou nossa que os elegemos?...
Onde foi parar o ex presidente COLLOR DE MELO ? ONDE ELE ESTA HOJE????
Novamente conduzindo políticas publicas deste mesmo pais que o expulsou... e tantos outros que ainda estão NOS REPRESENTANDO...e nada fazemos ou cobramos...EXIGIMOS...

QUEM SE RESPONSABILIZA POR ISTO?

ANTONIO CARLOS DE SOUZA PIRES ( CAL )
PSICOLOGO RESPONSAVEL TECNICO DO GRUPO ASSISTENCIAL SOS VIDA - PETROPOLIS,
SECRETARIO GERAL DA REDLACVO+ ( REDE LATINO AMERICANA E CARIBENHA DE AÇÕES VOLUNTARIAS NO COMBATE AO HIV/AIDS,
SOCIO FUNDADOR DA PASTORAL DA AIDS





MARCIO VILLARD ( PONTO FOCAL DA REDLACVO+ NO BRASIL - GRUPO PELA VIDDA RIO ),ANTONIO CARLOS DE SOUZA PIRES - CAL ( SECRETARIO GERAL REDLACVO+, PRESIDENTE DO SOS VIDA, SOCIO FUNDADOR DA PASTORAL DA AIDS -CNBB), SHIRLEI AMARO AVENA WEISZ (ADVOGADA - SETOR JURIDICO DO SOS VIDA), ADRIANA PAIXÃO BASTOS ( VICE PRESIDENTE e ADVOGADA DO SOS VIDA ), ALEX LIMA DOS SANTOS (REPRESENTAÇÕES POLITICAS e PROJETOS DO SOS VIDA) 
MARIA AUXILIADORA PIRES RIBEIRO - DORA (COORDENADORA DA PASTORAL DA AIDS / DIOCESE DE PETROPOLIS, EX PRESIDENTE DO COMSAUDE PETROPOLIS E EX DIRETORA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO SOS VIDA ) e ANTONIO CARLOS DE SOUZA PIRES - CAL ( SECRETARIO GERAL REDLACVO+, PRESIDENTE DO SOS VIDA, SOCIO FUNDADOR DA PASTORAL DA AIDS -CNBB)
ASTOLFO DUTRA - MG
MARIA AUXILIADORA PIRES RIBEIRO - DORA (COORDENADORA DA PASTORAL DA AIDS / DIOCESE DE PETROPOLIS, EX PRESIDENTE DO COMSAUDE PETROPOLIS E EX DIRETORA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO SOS VIDA ), ANTONIO CARLOS DE SOUZA PIRES - CAL ( SECRETARIO GERAL REDLACVO+, PRESIDENTE DO SOS VIDA, SOCIO FUNDADOR DA PASTORAL DA AIDS -CNBB)
CAMARA DOS VEREADORES DE PETROPOLIS - VOLUNTARIOS(AS) DO SOS VIDA EM MANIFESTAÇÃO NO RIO DE JANEIRO



Michel Blanco

Por Michel Blanco . 31.10.11 - 10h13

Comentários cancerígenos

A repercussão do câncer de Lula na internet remete ao clima de baixarias que inundaram as redes sociais nas eleições 2010. Não à toa. Lula é peça-chave no jogo político, e a boçalidade destampada no período eleitoral continua a ser alimentada à farta.
O ex-presidente fez bem ao tornar logo público o tumor na laringe. Agiu com a transparência que se espera de quem deixou o Planalto com índice de aprovação de 87%. Não se trata apenas de um drama pessoal. Embaralha qualquer cenário que se vislumbre para as eleições municipais de 2012 e, obviamente, para a sucessão presidencial de 2014.
É nesse contexto que desponta nas redes sociais a campanha “Lula, faça o tratamento pelo SUS”. Ela renova o ódio reacionário que marcou a disputa eleitoral do ano passado, em que o auge foi a exortação do afogamento de nordestinos em São Paulo.
Lula poderia ir a um hospital público, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, mas preferiu o Sírio-Libanês, onde seus médicos trabalham – também ali se trataram de câncer o então vice-presidente José Alencar e a então chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. Aliás, é desejável que ele não ocupe vaga de quem depende da rede pública de saúde.
Por que a campanha para Lula se tratar pelo SUS? Só ressentimento e ignorância explicam tamanha estupidez. Algum mimimi se no lugar do petista estivesse um tucano de densa plumagem? E se Lula fosse ao Instituto do Câncer não receberia tratamento de ótima qualidade, como todos que lá estão? O mais curioso é ver que o sujeito que quer Lula num leito público também comemorou o fim da CPMF, cuja extinção beneficiou uma parcela de brasileiros que, da classe média para cima, deixaram de entregar 0,1% sobre o valor de cada movimentação financeira para a saúde pública.
O ódio dessa minoria contra Lula escandaliza agora alguns de seus críticos sensatos na imprensa. Mas não se trata de cobrar comportamento decente de leitores, quando parte da mídia é responsável por fomentar essa raiva e dela se beneficia. Basta recordar como foi a cobertura do título honoris causa concedido a Lula pela Sciences Po.
Choca que a galera vomite nas redes tanta escrotidão com a mesma — ou até mais — desinibição que em círculos íntimos. A parada, porém, é mais profunda. Não é uma questão de compostura, mas classe. Melhor, classes. Num clima que transborda o ódio de quem sente as referências de exclusividade social se esvair, ainda que muito, mas muito lentamente.