domingo, 13 de maio de 2012

MÃE...

Hoje dia especial em que lembramos as mães...


Minha homenagem a minha mãe...


Guerreira que com menos de 40 anos,
viuva com 10 filhos ( A MAIS NOVA COM APENAS 5 ANOS...)
não se acovardou...
nosso exemplo de luta e perseverança...

Saiu de Astolfo Dutra - Minas Gerais acreditando na sua força, fé e nestes filhos que Deus lhe deu...

MULHER GUERREIRA...
com fé, determinação, firmeza na forma de educar seus filhos...

DURA....sim quando foi preciso...
CARINHOSA...muitas vezes...
PREOCUPADA...sempre...
CUIDADORA....ate hoje...

acima de tudo MÃE...
simples assim...
FOI e é MÃE...

Me lembro que aos 16 anos - trabalhando em uma farmácia em Petrópolis,
uma senhora da alta sociedade  me pediu que perguntasse a minha mãe se ela me daria para ela continuar a me "criar"...


QUERIA ME ADOTAR COMO FILHO...

Senhora de muitas posses...sem filhos...

Família tradicional do Rio de Janeiro com casa de veraneio em Petrópolis...
eu na minha inocência e pureza de alma...falei com minha mãe,
Esta senhora me disse que iria custear minha faculdade de medicina (era meu sonho na época, e outros sonhos)...,
Ela não tinha filhos...

Minha mãe pediu que dissesse a ela que nenhum dos filhos seria "doado" a quem quer que seja...

Assim seguimos nossas vidas...
com muita luta, fé e determinação...
aprendizado dela e do meu saudoso pai...

HONESTIDADE...
FÉ EM DEUS...
RESPEITO AS DIVERSIDADES E AINDA ACREDITANDO QUE UM MUNDO MELHOR SERIA POSSÍVEL...

assim nos educou nossos pais...
Meu pai sofreu muito por ter nos deixado em Minas e vir se tratar no Rio de Janeiro -
não suportou esta separação...
foi muito forte para seu coração ja fragilizado...

SAUDADES ETERNAS MEU PAI...
NUNCA NOS SENTIMOS ABANDONADOS POR VOCÊ...
SEUS EXEMPLOS ESTÃO EM CADA UM DOS SEUS FILHOS(AS)...
NETOS...BISNETOS...

Meu filho outro dia me disse o resultado de um teste psicológico....

"PAI A PSICOLOGA ME DISSE QUE OS TESTES PROVAM QUE SOU MUITO HUMILDE...
RESPONDI A ELA...
"SIM SOU HUMILDE PORQUE ACREDITO QUE TODOS DEVEM SER TRATADOS DA MESMA FORMA...
NÃO QUE DIZER QUE EU SEJA SUBMISSO"...

FIQUEI ESTREMAMENTO ORGULHOSO E FELIZ COM A RESPOSTA DELE...
HUMILDADE NÃO PODE SER CONFUNDIDA COM SUBMISSÃO...

espero que minha colega tenha compreendido sua fala...

SIM UM LÍDER JÁ NASCE LÍDER...
OBSERVANDO SEUS PAIS E CONSTRUINDO SUA PERSONALIDADE...

Assim tem sido na Família SOUZA PIRES...
Pedi certa vez a ele...
"espero que você seja um pai melhor que eu fui, meu pai foi tudo para mim...."
ele me respondeu...
"não tenho nada a me queixar..."

Filhos...é possível sim aprender com eles...
é só estarmos atentos...

Bem voltando a grande responsável por isto junto com meu pai...
minha mãe...hoje aos 83 anos...
ainda lucida...continua firme e com uma fé inabalável...

Obrigado meu Deus por deixa-la em nosso meio por estes anos e que muitos outros venham com a mesma saúde...força...fé e determinação...

Gostaria também de aqui homenagear as outras mães da família Souza Pires...

MINHAS IRMÃS...
CUNHADAS...
SOBRINHAS...
MINHA COMPANHEIRA DE MAIS DE 30 ANOS...MÃE DOS MEUS FILHOS...
UM AMOR INCONDICIONAL....
SEMPRE DO MEU LADO...


OBRIGADO A TODAS ESTAS MULHERES MÃES...DA MINHA VIDA...

OBRIGADO SEMPRE...
COM CARINHO E ADMIRAÇÃO...
ANTONIO CARLOS DE SOUZA PIRES ( CAL )
psicologo clinico
supervisor, responsável técnico do setor de psicologia do
GRUPO ASSISTENCIAL SOS VIDA www.gruppososvida.org.br ,
sócio fundador da Pastoral da AIDS - CNBB www.pastoralaids.org.br ,
secretario geral da REDLACVO+ ( REDE LATINO AMERICANA E CARIBENHA DE AÇÕES VOLUNTARIAS NO COBATE AO HIV/AIDS ),




Nenhum comentário:

Postar um comentário