domingo, 16 de outubro de 2011

DORA PIRES CONHECENDO UM POUCO DA SUA TRAJETORIA PESSOAL

Aos 11 anos de idade Maria Auxiliadora de Souza Pires – carinhosamente chamada de Dora, a quinta filha de Jose de Oliveira Pires e Conceição de Souza Pires na pequena cidade mineira de Astolfo Dutra começou a trabalhar em uma Fabrica de Tecidos para ajudar a família.
Em 1970 o filho mais velho Jose Fabio de Souza Pires se transfere para Petrópolis em busca de oportunidades de trabalho, logo após o falecimento do seu saudoso pai – o patriarca da família – José de Oliveira Pires trazendo consigo seus irmãos (ãs):
Edna Maria de Souza Pires
Maria das Graças de Souza Pires e
Maria Auxiliadora de Souza Pires – mais conhecida como Dora.
Todos envolvidos com um único propósito de contribuir para uma melhor qualidade de vida para a família, começaram imediatamente a trabalhar em vários seguimentos do comercio e indústria de Petrópolis.
Em julho de 1970 dona Conceição de Souza Pires chega a Petrópolis com seus outros seis filhos menores:
Sueli de Fátima Pires - 16 anos,
Antonio Carlos de Souza Pires – mais conhecido como Cal - 15 anos - curiosidade Sueli faz aniversario dia 29 de maio...antes de completar 1 ano nasce Antonio Carlos ( Cal ) dia 26 de maio...portanto tendo a mesma idade por 3 dias - foi seu presente de 1 ano,
Lucia Helena de Souza Pires - 13 anos,
Sebastião Marcio de Souza Pires - 11 anos,
José Braz de Souza Pires - 9 anos e
Marileia de Souza Pires - 6 anos.
Toda a família unida buscando um mesmo ideal trabalhar na reconstrução da sua historia depois do falecimento do patriarca José Pires, sempre com o olhar atento da matriarca da família DONA CONCEIÇÃO.
Os filhos mais velhos contribuindo financeiramente através dos seus trabalhos, para que assim pudesse cumprir os compromissos assumidos de aluguel da casa, alimentação, material escolar dos menores e etc da família.
Jose Fabio trabalhando no supermercado ENSA se transfere para a então criada empresa de Supermercados – ABC, e consigo leva os irmãos – Sueli de Fátima, Dora, mais tarde Antonio Carlos – Cal e Lucia Helena, sendo seis irmãos a trabalhar na mesma empresa.
Antonio Carlos - Cal começou a trabalhar aos 15 anos em uma sapataria, depois se transferindo para a Drogaria Carneiro como auxiliar de serviços gerais e aos 17 anos começou sua carreira profissional no ABC Supermercado chegando ate a diretoria desta importante empresa do setor varejista do Estado do Rio, permanecendo por 16 anos.
Aos 18 anos - Antonio Pires ( Cal ) prestou vestibular para Sociologia na Universidade Catolica de Petropolis se transferindo depois para o curso de Direito que cursou por 2 anos, descobrindo então sua vocação para psicologia e em 1981, fez outro vestibular conseguindo aprovação para a Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro.  
Mais tarde também entra para o ABC supermercados João Wendling Duarte – marido de Edna Maria como assistente de Antonio Pires no departamento de compras, a família começa a se destacar no comercio de Petrópolis.
Como toda historia familiar de mineiros vindo para os grandes centros os parentes indicando os outros para trabalhos em uma mesma empresa, assim também foi com a família Souza Pires.
Geraldo Magela que embora sendo seu primo, não conhecia Dora e em Cataguazes no casamento do seu irmão Antonio, começa um namoro, tendo ela 14 anos e ele um pouco mais velho...PEGOU PARA CRIAR...como sempre diz seus cunhados brincando com Geraldo...que para conseguir namorar em paz pagava entradas no cinema local e cortava os cabelos dos seus cunhados...
Desta união nasce a primeira filha do casal...primeira neta....primeira sobrinha Cristiane Pires Ribeiro... a família Pires continua a crescer e multiplicar sendo que nos dias atuais Dona Conceição tem :
20 netos (as) e 09 bisnetos (as) e mais bisnetos chegando...
Dora sempre participou de movimentos na Igreja Católica como:
encontro de casais, cursilho e outros movimentos, dando continuidade ao envolvimento familiar com causas sociais...
Embora de familia Catolica - praticante, aprendeu com seus pais a respeitar outras denominações...
Quando a primeira sobrinha de seu Zé Pires e Dona Conceição passou a frequentar um Centro Espirita - Kardecista, "seu Zeze"( MUITO CATOLICO ) como era chamado seu pai, foi o primeiro tio a respeitar a decisão da sobrinha - Conceição, NUNCA PERMITINDO QUE OUTROS TIOS(AS) A EXCLUISE DO CONVIVIO FAMILIAR, este ensinamento passou para seus filhos(as) com muito carinho e respeito de sempre como pai que fora. RESPEITAR AS DIFERENÇAS...
Em 2000 Dora começa a colaborar com seu irmão no Grupo Assistencial SOS VIDA http://www.grupososvida.org.br/  como voluntaria e logo depois assume a diretoria de desenvolvimento social conhecendo cada vez mais a realidade de uma população tão abandonada e sofrida do nosso município.
Em 2003 começa a participar da Pastoral da AIDS – CNBB, sendo seu irmão Cal - sócio fundador / permanecendo como membro da Comissão Nacional da Pastoral por mais de 10 anos, participando portanto de diversos projetos e ações deste serviço da Igreja Catolica, atualmente Cal assessora a mesma Pastoral no Regional leste 1 ( RJ ) e Arquidiocese do Rio http://www.pastoralaids.org.br/ , participando de diversas capacitações, Dora chega a coordenadora desta Pastoral na diocese de Petrópolis.
Dentre as varias capacitações, seminários e congressos que participa, destaca-se a de INCIDENCIA POLITICA em Brasília e Vitoria no Espírito Santo.
Dora então descobre sua vocação política e se candidata a presidência do Conselho de Saúde de Petrópolis - representando a Mitra Diocesana de Petropolis e Pastoral da AIDS - CNBB, sendo a primeira representante da sociedade civil a ocupar este importante espaço político.
Sua trajetória em conselho não começou no COMSAUDE, ela antes já tinha representado o SOS VIDA em outros conselhos, como de Assistência Social, Dependência Química, Deficientes, Fórum de ONG – AIDS do estado do Rio e outros espaços representativos.
Sua passagem pela presidência do Conselho de Saúde foi baseado na transparência, compromisso social com a verdade e honestidade, razão de ter sofrido muitas ameaças por contrariar interesses, mas permanecendo firme aos seus principos Cristãos e morais, conseguindo o respeito e admiração até dos opositores.
Nestes momentos dificeis, recorria ao seu irmão Cal, Padre Jac, Padre Quinha, Monsenhor Paulo Daher, Dom Fellippo, Dom Antonio Augusto e Dom Alano Pena
Depois de inúmeros convites para filiação e se candidatar a um cargo eletivo, Dora Pires pensa na POSSIBILIDADE de ser PRÉ CANDITATA a VEREADORA  no município de Petrópolis, cidade que recebeu sua família a mais de 40 anos atrás a assim poder continuar a desenvolver seus trabalhos em favor principalmente dos menos favorecidos...oferecendo-lhes dignidade e cidadania...promovendo de fato PROMOÇÃO HUMANA...
( se filiou ao PP - mulher de Petropolis - COLOCANDO SEU NOME A DISPOSIÇÃO DO PARTIDO )


http://grupososvida.wordpress.com/2011/09/28/discurso-fim-de-mandato-comsaude-maria-auxiliadora-pires-ribeiro-dora-2009-2011/?preview=true&preview_id=2534&preview_nonce=7e3f7790b2




Dra Shirlei Amaro Avena Weisz nova colaboradora do setor juridico do SOS VIDA

Um comentário:

  1. Boa tarde!!

    Você é meu contato no face e eu não conhecia seu blog, um prazer estar aqui!

    Um forte abraço e ótima tarde de domingo!

    ResponderExcluir